BeKoffee

A BeKoffee é um projeto que tem como objetivo aproveitar as borras de café para produzir materiais compósitos convertendo-os em artigos de decoração. Neste contexto, e usando os compósitos de polímeros com borras de café, foram desenvolvidos artigos de bijuteria, que têm desenho próprio inspirado na natureza e na atividade humana, e são produzidas à mão. São também usados outros materiais, como fios de couro, algodão, fechos e contas metálicas.

Com estes produtos pretende-se acrescentar uma nova aplicação para as borras de café, contribuindo de forma positiva para a economia circular, e acrescentar novos produtos para os apreciadores de café.

Missão

Desenvolver e produzir acessórios de Moda e Decoração a partir de compósitos das borras do café, fundindo numa relação estética, a tecnologia, a cultura e o aroma a café.

Contribuir de forma positiva para a economia circular, acrescentando novas aplicações para as borras de café e novos produtos para os apreciadores de café.

Visão

Ser uma referência na produção de artigos de decoração e joias/bijuteria produzidos com compósitos de borras de café, aliando numa relação estética de autor, os novos materiais a tecnologia e a cultura. 

Tradição

A BeKoffee combina nos seus produtos a tecnologia de hoje com a tradição de ontem. Inspira-se nos processos e costumes tradicionais para criar novos produtos com novos materiais. Mantém uma ligação ao tradicional investindo simultaneamente na tecnologia e na ciência. Encontra nas peculiaridades das tradições de cada local a influência para os seus produtos. 

Natureza

A redução do impacto da atividade humana sobre natureza é uma das preocupações da BeKoffee. Os seus produtos são fabricados cuidando da natureza e do ambiente e despertam o utilizador para uma maior consciência ambiental sobre o reaproveitamento dos resíduos. A natureza, nas suas infindáveis expressões, é também origem de criatividade, permitindo transformar um resíduo em artigos com um design exclusivo.


Cultura

A cultura dos povos é uma riqueza quase infinita e uma fonte de inspiração vasta para os artistas e artesãos ao longo dos tempos. Todo o processo criativo dos produtos BeKoffee está envolto em manifestações artísticas intemporais resultantes da atividade humana e que pode ser observada em todo mundo. Cada peça transporta um fragmento da cultura que conduziu à sua criação, permitindo à BeKoffee transmitir conhecimento e agradecer ao cliente a sua escolha.

O café

O café é um dos produtos agrícolas mais valiosos no comércio mundial. O seu plantio, transformação, comercialização, distribuição e venda oferece emprego para milhões de pessoas em todo o mundo. Este grão bastante aromático, é uma presença constante do quotidiano atual.

O Café é a bebida obtida da decocção dos grãos de café torrado moídos em água. É uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e é uma parte fundamental da nossa cultura. Cerca de 3,5 bilhões de chávenas de café são consumidas por dia em todo o mundo.

O café foi descoberto há cerca de 1.000 anos na região agora conhecida como Etiópia. A primeira remessa de café foi expedida para a Europa em torno de 1615. Desde meados do século 17 foram abertos Cafés em todas as principais cidades europeias, tornando-se assim um local de encontro social e cultural de pessoas de todos os setores, mantendo-se até os dias de hoje.

Anualmente são produzidas aproximadamente 8 mil milhões de toneladas de borras de café, sendo grande parte descartadas como resíduo orgânico e enviadas para aterro.

A nossa inspiração parte do gosto pelo café e da vontade de criar uma nova abordagem de valorização dos resíduos obtidos da sua utilização. Transformar um resíduo, que transporta aroma e cor, num novo material que possa ser usado para criar peças únicas e sentimentais.

Curiosidades

A história mais conhecida sobre a descoberta do café outorga a descoberta das propriedades do café a um prior de um mosteiro cristão. Um pastor de cabras que habitava perto do mosteiro, de nome Kaldi, apercebeu-se de que os animais, após terem ingerido "uma certa planta", ficavam em grande agitação reduzindo o período de sono. O prior foi informado do facto e certificou-se do mesmo utilizando os grãos dessa planta para fazer uma decocção que serviu aos seus monges, os quais, graças a ele, ficavam mais despertos durante os ofícios religiosos noturnos.

O café é uma parte integrante da cultura mundial existindo muitos aspetos sociais para beber café. Desde a "pausa para o café", que oferece um tempo de descanso e de boas-vindas no trabalho, ou uma ocasião para que amigos e familiares convivam.

O café é cultivado em cerca de 70 países, sendo o Brasil o maior produtor do mundo de café com 40% do total. O Vietnam é o segundo maior produtor de café do mundo, representando 16% da produção global.

A Europa tem o maior consumo de café per capita do mundo. A União Europeia consome 2,5 milhões de toneladas de café por ano, o que equivale a 4 quilos de café torrado por habitante por ano.

A Etiópia é o maior produtor de café da África. Os 1,2 milhões de pequenos agricultores da Etiópia contribuem com mais de 90% da produção.

O café é apreciado mundialmente e é um dos componentes mais pesquisados da dieta. Em geral, as pesquisas indicam que o consumo prudente de café pode ser parte de uma dieta saudável e equilibrada para a população adulta em geral e pode conferir benefícios para a saúde.

Referências:

www.theguardian.com/sustainable-business/grounds-sustainability-coffee-energy-fuel-pollution

www.mastercomposter.com/survey/coffeesummary.html

www.ico.org/

www.deltacafes.pt/pt/o-cafe/historia

www.clubecafe.net.br/historia-cafe

www.newcoffee.pt/en/coffee-world/coffee-history/

Imagens foram cedidas gratuitamente por pixabay